sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Plano de aula: Tema: Manifestações culturais “Maracatu Nação”

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Educação/Pedagogia – 8º Período
Disciplina: Metodologia do Ensino da História II
Profº: Ricardo Pacheco
Aluna: Carina Tamires da Silva

Plano de aula com base no texto “Educação Patrimonial” de Maria de Lourdes Parreiras Horta.

Tema:  Manifestações culturais “Maracatu Nação”
Série: 5º ano
Duração: 4 aulas
Disciplina: História
Objetivos
  • Geral: Explorar a exposição “Congos e Maracatu” do Museu do Homem do Nordeste.
  • Específicos:
* Observa as peças expostas e fazer a leitura dos textos também expostos;
* Registrar as informações obtidas nas observações realizadas;
*Expor de forma oral para os colegas e professora em classe o que foi vivenciado e visto no museu;
* Fazer uma pesquisa individual em fontes secundárias (livros, internet, textos entre outras) referente ao tema estudado no museu;
*Escrever um resumo individual da pesquisa realizada;
* Elaborar um texto e uma ilustração em grupo de 5 componentes acerca do tema estudado;
* Discutir juntamente com a professora e os demais colegas da turma o texto que foi elaborado;
*Construir cartazes em grupo com as produções  e expor os cartazes na sala.
Conteúdos
* Cultura Afro-brasileira
* Ritmo e música
* Produção de texto
Metodologia
1º Momento: A professora fará uma breve discussão sobre o maracatu nação, de modo a realizar alguns questionamentos como: Vocês conhecem ou sabem o que é o maracatu? Como é sua formação?De onde é sua origem? Entre outro. A partir dessa discussão inicial e desses questionamentos levantados a docente organizará junto a  comunidade escola, uma visita ao Museu do Homem do Nordeste , onde os alunos terão que buscar observar neste Museu a exposição referente ao maracatu.
2º Momento: Visita ao Museu Homem do Nordeste. Na chegada ao museu a professora pedirá para que cada aluno registrem, seja com câmeras fotografias ou texto escrito as informações e os elementos principais referentes ao maracatu, expostos no museu.
ü  Nesse momento o aluno terá a oportunidade de observar e coletar(registrar) informações acerca do tema discutido em sala de aula.
3º Momento: Após a visita ao museu, a professora solicitará que os alunos formem grupos e procurem organizar as informações coletadas durante a visita,produzindo um texto escrito e se quiserem desenhos e imagens, e escrever possíveis duvidas e questionamentos acerca do tema.Em seguida irão expor para toda a classe a atividade realizada no grupo.E ao longo das apresentações a professora ira intervir respondendo aos questionamentos dos alunos e trazendo novas informações sobre o maracatu.Apos as apresentações a professora solicitara que os grupos façam uma pesquisa em jornais,livros e internet, sobre o maracatu e traga um resumo dessa pesquisa acompanhada por imagens /gravuras ou desenhos referente ao tema na próxima aula.
ü  Etapa denominada de EXPLORAÇÃO, na qual, os alunos farão pesquisas sobre o tema proposto de modo a acrescentar informações acerca de algumas dúvidas e complementos sobre o tema  estudado.

4º Momento: A professora solicitará que os alunos se organizem nos grupos formados na aula anterior e distribui , cola, tesoura e cartolina para cada grupo, pedindo para que eles organizem uma breve exposição acerca das informações coletadas no museu e na pesquisa realizada em casa com relação ao Maracatu Nação. Da cerca de 40 minutos para os alunos elaborarem os cartazes e em seguida cada grupo terá 15 minutos para apresentar o trabalho, e todos os participantes devem falar. Após terminar as apresentações deixar os cartazes expostos na sala.
ü  Esta é a última etapa considerada por Horta como a APROPRIAÇÃO, que é onde os alunos terão a possibilidade de envolvimento com o estudo e possa a partir de outra linguagem (Apresentação oral / Exposição) trazer o conhecimento adquirido acerca do trabalho desenvolvido em sala de aula sobre a temática estudada.

Avaliação: A avaliação ocorrera ao longo de todo o processo mediante a participação dos alunos nas atividades e na elaboração dos textos individuais e coletivos e apresentação dos trabalhos. 

2 comentários:

  1. Parabéns.
    Planejamento bem estruturado. É evidenciado o emprego das metodologias estudadas.

    ResponderExcluir
  2. WynnBET NJ mobile app, $20 free with no deposit bonus
    WynnBET 군산 출장안마 NJ 김포 출장샵 mobile 광양 출장마사지 app, $20 free 경산 출장샵 with 포천 출장안마 no deposit bonus

    ResponderExcluir