sábado, 26 de novembro de 2011

ATIVIDADE AVALIATIVA

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Educação/Pedagogia – 8º Período
Disciplina: Metodologia do Ensino da História II
Profº: Ricardo Pacheco
Aluna: Carina Tamires

Relatório da aplicação do plano de aula de história que teve como metodologia a Educação Patrimonial
Introdução

O plano de aula foi aplicado no horário da tarde (13:30 às 17:30) em uma turma do 5º ano na Escola Municipal Claúdio Agrício que fica localizada no Município de Jaboatão doa Guararapes. Inicialmente o tema do plano foi Manifestações Culturais “Maracatu Nação” e tinha por objetivo principal explorar a exposição “Congos e Maracatu” do Museu do Homem do Nordeste. No entanto não tive a autorização da professora  da turma para levar os alunos ate o museu, por isso tive que fazer algumas adaptações no plano, pois a professora gostou muito da idéia e queria que eu trabalhasse aquela temática mais sem precisar levar os estudantes até o museu. Como a escola passou o mês de novembro trabalhando temáticas relacionadas a cultura afro brasileira, fiz algumas alterações no plano de aula, que pode ser observado  no anexo 1 , e o tema do plano passou a ser Manifestações Culturais “O Maracatu” e ao invés de irmos ao museu, exploramos fotografias, imagens e vídeos, fugindo um pouco da metodologia da Educação Patrimonial, que é  a exploração de objetos culturais na sala de aula ou no próprios meio histórico (museu, monumentos históricos, entre outros). Mas continuei a cumpri algumas tarefas da educação patrimonial que  foram: experiência e contato com as evidências ou manifestações culturais; processo de conhecimento, valorização e apropriação; fortalecer a identidade (auto-estima) e cidadania; instrumento de alfabetização cultural; descobrir os significados, as continuidades, as transformações e reutilizações das evidências culturais.

Desenvolvimento do plano

Como já conhecia a turma não tive problemas para interagir com os alunos. Na primeira (16/11/2001) aula a professora não me cedeu toda a aula me concedeu  apenas uma hora e meia após a merenda /recreio para trabalhar com alunos. Então iniciei a aula formando um semi-circulo e lançando o seguinte questionamento: Vocês conhecem ou sabem o que é o Maracatu? Depois que fiz esse questionamento alguns alunos responderam que maracatu é uma dança que tem na escola aberta, outros disseram que não sabia o que era e alguns falaram que o maracatu é uma dança de carnaval. Para darmos continuidade a conversa e a parti da fala dos alunos lancei outros questionamentos como: Quais são os personagens do maracatu?; Como surgiu o maracatu? Entre outras perguntas. Tudo que eles iam falando eu registrava no quadro. E como o tempo foi curto e a conversa foi bastante participativa, montamos um cartaz coletivo com algumas das informações escritas no quadro. Essas informações foram ditas pelos alunos e eles que escolheram algumas para montar o cartaz e finalizamos a aula colando esse cartaz na sala de aula.
No segundo dia (17/11/2011) cheguei um pouco mais cedo na escola para organizar a sala para a atividade, pois a professora fez um painel com fotografias e imagens e eu levei um vídeo sobre o maracatu para os alunos assistirem. Organizei a sala colocando as cadeiras todas em um lado da sala, colei o painel do fundo da sala e organizei os recursos ( TV e DVD) na mesa da professora.Neste segundo dia executei o segundo e terceiro momento do plano de aula. A professora me cedeu toda a aula e participou ativamente da atividade. Os alunos ao chegarem eu os orientei  a registrar no caderno tudo o que eles ouvissem ou observassem em relação ao maracatu. Primeiramente passei o vídeo as 14:00 que tem a duração de nove minutos e trinta e cinco segundos, os alunos assistiram uns com atenção outros ficaram um pouco despeço, em seguida orientei eles a observa o painel e fazer registros escritos referente às informações que eles perceberam sobre o maracatu, dei cerca de 20 minutos para eles organizarem os registros que fizeram. Após isso foi servida a merenda e o professor de educação  física os chamou ( eu não sabia dessa aula de educação física) para a aula, retornaram para sala às 15:30 foi ai que continuei com as atividades. Comei a executar o terceiro momento do meu plano onde solicitei que formassem grupos de cinco e trocassem idéias sobre os registros feitos e construíssem um cartaz com os registros, distribuir uma cartolina para cada grupo e estipulei 30 minutos para a confecção do cartaz. Houve um pouco de bagunça mais foram formados quatro grupos de cinco e dois grupos de seis. Após o tempo estipulado dei mais 10 minutos e cada grupo colou seu cartaz na parede da sala e grupo a grupo foi apresentando seu cartaz e a cada apresentação eu também colabora com algumas informações sobre o tema e respondia os questionamentos lançados por alguns grupos. Após todas as apresentações passei uma pesquisa para eles fazerem em casa sobre o maracatu e trazer na aula seguinte.
No terceiro dia (18/11/2011) inicie a aula as 13:45 perguntando quem tinha feita a pesquisa dos trinta e dois alunos da aula anterior só realizaram a pesquisa 18 alunos, então os orientei  que retomassem os grupos da aula anterior, fiz algumas alterações nos grupos pois sugeri que em cada grupo tinha que ter no mínimo duas pessoas que tivessem pesquisado, houveram também alguns alunos que faltaram ai dificultou a formação dos grupos. Mas depois de formados os grupos distribuir cola, tesoura, hidrocor e cartolina para eles organizarem cartazes com a pesquisa realizada em casa e com as informações trazidas nas aulas anteriores. Dei 40 minutos para eles produzissem os cartazes. Após os o tempo dado eles foram merendar e tiverem uns 15 minutos de descanso/recreio. Voltaram para salas meio agitados alguns não haviam concluído os cartazes, passei uns 10 minutos para acalmar a turma e prosseguir o trabalho, dando mais 15 minutos para eles terminar os cartazes. Depois que todos terminaram pedir que cada grupo apresentasse seu trabalho para o restante da turma, após todas as apresentações espalhamos os cartazes em diferentes lugares da escola. Retornarmos a sala de aula e fizemos um novo cartaz coletivo sobre o maracatu para comparamos com o da primeira aula  e realizamos um nova conversa sobre o Macaratu desta vês os alunos falaram sobre a origem do maracatu, que tinha o maracatu nação e rural entre outras informações que eles se apropriaram ao longo das aulas.

Resultados da aplicação do plano
            
Percebi ao longo das atividades desenvolvidas que os alunos interagiram entre si  e comigo, e as atividades onde eles que tiveram que observa e busca as informações foram de suma importância para que eles pudessem formular suas hipóteses e construir novos conhecimentos em relação a temática trabalhada. Foi notória a construção do conhecimento quando fizemos um cartaz coletivo no fechamento da aula, pois eles tiveram uma postura totalmente diferente da primeira, onde falavam com receio e timidez e muitos nem falaram, já no cartaz de fechamento do plano todos participaram e falaram sem medo as coisas que tinha se apropriado em relação a temática. Onde comparam as informações no primeiro cartaz com as contidas no ultimo cartaz no qual eles mesmos perceberam que não sabiam o que era o maracatu e que depois das aulas e das pesquisas realizadas passaram a conhecer o maracatu. Portanto as atividades desenvolvidas neste plano de aula levaram os alunos a perceber o maracatu como uma manifestação cultural e não só como uma dança ligada ao carnaval conhecer também sua historia e a importância do maracatu para a cultura pernambucana.
ANEXO 01 PLANO DE AULA MODIFICADO

Tema:  Manifestações culturais “ O Maracatu”
Série: 5º ano
Duração: 3 aulas    Disciplina: História

Objetivos

Geral: Explorar as imagens coladas no quadro e assistir um vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=bmo6ZrhiflQ&feature=related)sobre o maracatu.

Específicos:
* Observa as imagens e fazer a leitura dos textos expostos no painel;
* Registrar as informações obtidas nas observações das imagens e do vídeo;
*Expor de forma oral para os colegas e professora em classe os registros que foram feitos nas observações;
* Fazer uma pesquisa individual em fontes secundárias (livros, internet, textos entre outras) referente ao tema estudado;
*Escrever um resumo individual da pesquisa realizada;
* Elaborar um texto e uma ilustração em grupo de 5 componentes acerca do tema estudado;
* Discutir juntamente com a professora e os demais colegas da turma o texto que foi elaborado;
*Construir cartazes em grupo com as produções  e expor os cartazes na sala.
Conteúdos
* Cultura Afro-brasileira
* Ritmo e música
* Produção de texto

Metodologia
1º Momento: A professora fará uma breve discussão sobre o maracatu, de modo a realizar alguns questionamentos como: Vocês conhecem ou sabem o que é o maracatu? Como é sua formação?De onde é sua origem? Entre outros. A partir dessa discussão inicial e desses questionamentos levantados a docente organizará um painel coletivo com as informações iniciais relatadas pelos alunos. Para o dia seguinte organizará uma exposição de fotografias e imagens referente ao maracatu e passara um vídeo também sobre o maracatu, onde os alunos terão que buscar observar nesta exposição informações referente ao maracatu.
2º Momento: Assistir ao vídeo e observa as imagens e fotografias expostas em um painel no fundo da sala de aula. Ao chegarem à sala de aula a professora pedirá para que cada aluno registre de forma escrita em uma folha de cadernos as informações e os elementos principais referentes ao maracatu, expostos nas imagens e no vídeo. Primeiro os alunos irão assisti o vídeo e em seguida observaram as imagens expostas em um painel no fundo da sala.
ü  Nesse momento o aluno terá a oportunidade de observar e coletar(registrar) informações acerca do tema discutido em sala de aula.
3º Momento: Após assistirem o vídeo e observa as imagens, a professora solicitará que os alunos formem grupos e procurem organizar as informações coletadas durante a exposição,produzindo um texto escrito e se quiserem desenhos e imagens, e escrever possíveis duvidas e questionamentos acerca do tema. Em seguida irão expor para toda a classe a atividade realizada no grupo. E ao longo das apresentações a professora ira intervir respondendo aos questionamentos dos alunos e trazendo novas informações sobre o maracatu.Apos as apresentações a professora solicitara que os grupos façam uma pesquisa em jornais,livros e internet, sobre o maracatu e traga um resumo dessa pesquisa acompanhada por imagens /gravuras ou desenhos referente ao tema na próxima aula.
ü  Etapa denominada de EXPLORAÇÃO, na qual, os alunos farão pesquisas sobre o tema proposto de modo a acrescentar informações acerca de algumas dúvidas e complementos sobre o tema  estudado.

4º Momento: A professora solicitará que os alunos se organizem nos grupos formados na aula anterior e distribui, cola, tesoura e cartolina para cada grupo, pedindo para que eles organizem uma breve exposição acerca das informações coletadas na exposição na sala de aula e na pesquisa realizada em casa com relação ao Maracatu . Da cerca de 40 minutos para os alunos elaborarem os cartazes e em seguida cada grupo terá 15 minutos para apresentar o trabalho, e todos os participantes devem falar. Após terminar as apresentações deixar os cartazes expostos na sala.
ü  Esta é a última etapa considerada por Horta como a APROPRIAÇÃO, que é onde os alunos terão a possibilidade de envolvimento com o estudo e possa a partir de outra linguagem (Apresentação oral / Exposição) trazer o conhecimento adquirido acerca do trabalho desenvolvido em sala de aula sobre a temática estudada.

Avaliação: A avaliação ocorrera ao longo de todo o processo mediante a participação dos alunos nas atividades e na elaboração dos textos individuais e coletivos e apresentação dos trabalhos.

Um comentário:

  1. Carina,
    Belo planejamento. Um relato extenso, mas poderias ter explorado mais os resultados.

    ResponderExcluir